Inscrições do Processo Seletivo FIEB 2012 estão abertas
Unidades da FIEB disponibilizam vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio e para os 15 cursos técnicos do ITB nas formas Integrada, Concomitante e Subseqüente. Todos gratuitos

De 19 de setembro a 24 de outubro de 2011 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo - Vestibulinho da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), que visa preencher vagas para o ano letivo de 2012 na Educação Básica e também na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (cursos técnicos dos ITBs).

A inscrição pode ser feita pelo site da FIEB (www.fieb.edu.br) até o dia 24/10/2011 ou nos postos de atendimento eletrônico disponíveis nas unidades mantidas pela Fundação, abertos até o dia 21/10/2011, das 8h às 20h - exceto a unidade de Alphaville, que atenderá das 8h às 16h.

Educação Básica
Na Educação Básica, a FIEB oferece, ao todo, 150 vagas para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos, destinadas a crianças com seis anos de idade completos até o dia 31 de março de 2012. Também é oferecido um total de 80 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, destinadas aos estudantes concluintes do Ensino Fundamental.

As crianças inscritas no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos serão submetidas a um sorteio público, que ocorrerá no dia 5 de novembro de 2011, às 9h30, na escola em que o candidato foi inscrito. A divulgação dos nomes sorteados será no dia 7 de novembro, após as 12h, nas duas escolas e no site da FIEB. Já os inscritos na 1ª série do Ensino Médio deverão realizar a prova do Processo Seletivo, que será aplicada no dia 5 de novembro de 2011, em local e horário a serem divulgados no site da FIEB no dia 28 de outubro.

As aulas acontecerão em duas das unidades mantidas pela FIEB: a EEFMT Profª. Maria Theodora Pedreira de Freitas, localizada em Alphaville, e a EEFMT Profª. Dagmar Ribas Trindade, que fica no Jd. Maria Cristina.

Todos os detalhes, como pré-requisitos, documentação, datas, número de vagas em cada unidade, conteúdo das provas e outros, devem ser conferidos no Manual do Candidato, disponível para download no site da FIEB a partir do dia 19/09.

Cursos Técnicos dos ITBs
A FIEB, que também é mantenedora de unidades do Instituto Técnico de Barueri (ITB), oferece vagas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. São 15 cursos técnicos distribuídos entre os ITBs, que estão localizados no Jd. Belval, Jd. Paulista, Engenho Novo, Jd. Mutinga, Pq. Imperial e Pq Viana, e da EEFMT Profª. Dagmar Ribas Trindade, no Jd. Maria Cristina.

Os interessados devem realizar a prova do Processo Seletivo, que será aplicada no dia 6 de novembro de 2011 em local e horário a serem divulgados no site da FIEB a partir do dia 28/10. A primeira lista de convocados será publicada no site da FIEB no dia 22/11, após as 16h. Os candidatos selecionados terão até o dia 24/11 para fazer sua matrícula. Se sobrarem vagas, haverá uma segunda lista de convocados, publicada no dia 28/11, após as 16h.

Os cursos técnicos oferecidos são: Administração, Análises Químicas, Contabilidade, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança do Trabalho e Telecomunicações.

Esses cursos estão disponíveis em três formas de ensino diferentes:
- Integrada (à tarde) – somente para alunos que concluirão este ano a 8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta modalidade, o aluno cursa o Ensino Médio juntamente com o curso técnico, tendo duração de três anos.
- Concomitante (à noite) – voltada a estudantes matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e que freqüentem aula em período diverso ao do curso técnico. Organizado em módulos semestrais, o curso tem duração de um ano e meio.
- Subseqüente (à noite) – oferecida somente a quem já concluiu o Ensino Médio. O curso é organizado em módulos semestrais e tem duração de um ano e meio.

Os 15 cursos oferecidos pela FIEB estão distribuídos entre as unidades do ITB. Para saber os cursos existentes em cada unidade, bem como número de vagas, prazos, pré-requisitos, conteúdo da prova e outros detalhes, basta consultar o Manual do Candidato, disponível para download no www.fieb.edu.br a partir do dia 19/09.

É bom lembrar que todos os cursos oferecidos pela FIEB, tanto os da Educação Básica quando os da Educação Técnica 9ITBs), são gratuitos.