História

A Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) é uma autarquia da Prefeitura Municipal. Entidade sem fins lucrativos, tem a finalidade precípua de agrupar homens, independentemente de raça, cor, religião, cultura ou ideais políticos, para prepará-los para o exercício pleno de sua cidadania. A Fieb está sempre em busca de proporcionar condições para que seus alunos obtenham sucesso no ingresso a universidades, faculdades e ao mercado de trabalho.

A Fieb é a mantenedora de nove unidades escolares que oferecem Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Cursinho Pré-Vestibular. São elas:

- Escola de Ensino Fundamental Médio e Técnico Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
- Escola de Ensino Fundamental Médio e Técnico Professora Dagmar Ribas Trindade
- Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo
- Instituto Técnico de Barueri Prof. Munir José
- Instituto Técnico de Barueri Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello
- Instituto Técnico de Barueri Prof. Hercules Alves de Oliveira
- Instituto Técnico de Barueri Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
- Instituto Técnico de Barueri Prof. Antonio Arantes Filho
- Cursinho Pré-Vestibular

A Fieb foi criada em 1994, através da Lei nº 883. Em 2001, tornou-se responsável pela administração do ITB Brasílio Flores de Azevedo, fundado em 1992. Até então, esse era o único ITB existente na cidade.

Essa união de forças fez com que as oportunidades de ingresso se ampliassem, e os primeiros resultados começaram a surgir em janeiro de 2006, quando o pagamento de mensalidades para alunos do ITB foi suspenso através da Lei Municipal nº 1575.

Em 2007 as novidades continuaram. Teve início a ampliação dos serviços oferecidos pela Fieb com a criação do ITB Prof. Munir José, localizado no Jd. Paulista. Em 2009 foi a vez da criação do ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello, localizado no bairro do Engenho Novo.

Em 2010 tivemos um grande salto, pois foram criadas mais quatro unidades: a Escola de Ensino Fundamental Médio e Técnico Profª. Dagmar Ribas Trindade, localizada no Jd. Maria Cristina; o ITB Prof. Hercules Alves de Oliveira, localizado no Jd. Mutinga; o ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi, localizado no Pq. Imperial; e o ITB Prof. Antonio Arantes Filho, localizado no Pq. Viana.

Além da construção dessas novas unidades, em 2011 a sede da Fieb, localizada no mesmo prédio onde funciona sua primeira unidade, a Escola de Ensino Fundamental Médio e Técnico Profª. Maria Theodora Pedreira de Freitas, em Alphaville, foi completamente reformado e ampliado.

E como a vocação da Fieb para o ensino é inquestionável, em 2013 o Cursinho Pré-Vestibular, antes mantido pela Prefeitura, também passou a ser administrado pela Fundação.

Pulverizada em várias regiões da cidade e tendo condições de atender milhares de estudantes com uma formação que é tida como modelo não só em Barueri, mas em toda a região oeste da Grande São Paulo, a Fieb segue sua missão de contribuir com o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico do Brasil.