ITB - Professor Hercules Alves de Oliveira
Utilizando frutas, alunos do ITB do Jd. Mutinga estudam citologia
Em nome da sustentabilidade, atividade prioriza uso de frutas para não gerar resíduos que agridem meio ambiente

A citologia, ou biologia celular, é o ramo da Biologia que estuda as células: sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. Ela está presente no cotidiano de todos. Na área da saúde, por exemplo, sua importância é revelada no papel valioso que desempenha em exames citológicos dos mais variados, como na detecção e tratamento de doenças como o câncer, infecções em geral e outras patologias. Além disso, o estudo celular está presente também nas investigações criminais e/ou judiciais.

Com a invenção do microscópio óptico foi possível observar estruturas celulares nunca antes vistas pelo homem. Graças a essas imagens, as células podem ser observadas em detalhes e recriadas por estudantes em diversas atividades educativas. No ITB Prof. Hércules Alves de Oliveira, alunos do 1º ano do curso técnico em Informática reproduziram, durante a aula de Biologia da profª. Rosângela Marland Inoue, no dia 20/10, maquetes de células procariontes (bactérias) e eucariontes (animal e vegetal). E para construir essas representações, o material empregado foi bastante inusitado: frutas.

"Pensando no tema sustentabilidade, os materiais utilizados nesse projeto não