EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Atividades sobre saúde e nutrição envolvem alunos do 1º ao 5º ano
O gosto bom da alimentação saudável é experimentada pelos alunos da Escola Dagmar em atividades práticas

Durante o mês de março, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da EEFMT Profª. Dagmar Ribas Trindade participaram de várias ações que visavam conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável.

A proposta fez parte da campanha promovida pelo Depto. de Gestão da Saúde Escolar da FIEB durante o mês de março e que deu destaque ao dia 31/03, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. As turmas de cada ano desenvolveram atividades diferentes.

“O foco dos conteúdos trabalhados nessa campanha, como de praxe nas iniciativas do Departamento de Educação em Saúde da FIEB, está nas ações educativas e preventivas. Para tanto, desenvolvemos atividades práticas que visavam hábitos alimentares saudáveis”, esclarece a Coordenadora Pedagógica Celze Goreth Mendonça.

Goreth explica que os conteúdos foram trabalhados durante as aulas de Ciências e obedeceram as faixas etárias de cada série. Com isso, as crianças aprenderam o conceito de nutrição por meio de discussões sobre os hábitos alimentares, a divisão na pirâmide alimentar, a classificação dos alimentos em construtores, reguladores e energéticos, entre outros.

Mas o trabalho foi além da sala de aula, dando origem a diversas atividades práticas. No 1º ano, por exemplo, cada aluno contribuiu com uma porção de fruta da época para o preparo de uma saborosa salada de frutas, saboreada por todos.

Os alunos do 2º ano trouxeram ingredientes saudáveis, como peito de peru, queijo branco, alface e tomate e fizeram, juntos, sanduíches naturais muito gostosos.

No 3º ano, foi realizada uma feira. Cada estudante contribuiu com algum tipo de alimento, e a união de tudo que foi trazido deu origem a uma verdadeira feira livre, onde puderam simular situações de compra e venda, bem como montar sua própria refeição. A criatividade das turminhas do 3º ano surpreendeu. Eles ensinaram a fazer o suco de luz, uma composição à base de folhas de couve e abacaxi que, além de atraente aos olhos, agradou a todos pelo sabor.

A decoração dos ambientes ficou por conta do 4º ano. As crianças criaram cartazes com informações sobre dieta balanceada que ficaram expostos para toda a escola.

Já o 5º ano realizou uma oficina de alimentos, na qual cada aluno criou seu lanche saudável com os ingredientes trazidos por todos. Ricota, cenoura, maionese light, peito de peru, queijo branco foram alguns dos ingredientes utiliados.

É importante destacar que os cuidados com a higiene foram priorizados nessas atividades. Dessa forma, as crianças puderam vivenciar e conceituar as questões que envolvem a nutrição de forma divertida e eficiente.