ITB - Brasílio Flores de Azevedo
Alunos do ITB Belval visitam cidades do Centro-Sul do Brasil
Estudantes conheceram, durante quatro dias, as cidades de Pirenópolis (GO), Brasília e Sobradinho (DF), que tanto têm a contar sobre o Brasil

Os alunos de 3ª série dos cursos técnicos do ITB Brasílio Flores de Azevedo, do Jd. Belval, participaram de um estudo do meio nas cidades de Pirenópolis (GO), Brasília e Sobradinho (DF), localizadas na região Centro-Sul do País.

A viagem aconteceu de 24 a 28 de agosto e teve como objetivo proporcionar aos jovens uma melhor compreensão da realidade política, social e ambiental brasileira a partir do Planalto Central. Sendo assim, eles conheceram de perto o centro histórico de Pirenópolis, as obras arquitetônicas de Brasília e a formação urbana de Sobradinho. O tour demonstra a diversidade arquitetônica e urbanística dessa região, além da importância em valorizar o patrimônio histórico nacional.

Em Pirenópolis, cidade tombada como patrimônio histórico nacional por ser um consagrado polo turístico regional, os estudantes trilharam a vegetação nativa do cerrado brasileiro, reconhecendo toda sua exuberância. Por meio de visitas monitoradas, estiveram no Santuário Ecológico Vida Silvestre Vagafogo e no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, onde aprenderam as técnicas de aproveitamento sustentável adotadas no local.

Em Brasília, Capital Federal do Brasil, também classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, foram feitas visitas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Itamaraty, ao Memorial JK, ao Museu Vivo da Memória Candanga, à Catedral Metropolitana de Brasília, ao Espaço Lúcio Costa e às Praças dos Três Poderes e das Fontes. Já em Sobradinho, estiveram na sede administrativa da cidade e caminharam pelas superquadras do Plano Piloto.

Em todos os locais visitados, os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer vínculos entre a vida cotidiana ali observada e os conteúdos estudados em sala de aula.