ITB Prof. Antonio Arantes
Biblioteca do ITB Viana promove concurso de frases de incentivo à leitura

O projeto “Biblioteca Dinâmica”, do ITB Prof. Antonio Arantes Filho (Pq. Viana), mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), promoveu, durante o mês de abril de 2013, um concurso de elaboração de frases sobre leitura criadas pelos alunos. A iniciativa foi encabeçada por Maria dos Anjos da Silva, Maria José Cardoso e Rinaldo Martins, funcionários da biblioteca.

A Temporada de Incentivo à Leitura, como foi intitulada o concurso, teve a finalidade de motivar a formação do leitor, definindo o espaço da biblioteca como um lugar prazeroso, organizado e facilitador do ensino e da aprendizagem. O intuito maior é colaborar para que o aluno não seja apenas um visitante eventual do espaço, mas se torne um usuário habitual em busca de leituras e fontes geradoras de conhecimento.

Todos os alunos da unidade foram convidados a participar do concurso e não houve limite de frases por autor. Todas as frases depositadas na urna alocada na Biblioteca foram transcritas em folhas devidamente numeradas para votação. Participaram do júri a direção escolar, coordenadores, professores e funcionários.

A premiação aconteceu no dia 8 de maio durante a 2ª Sematec – Inco, com a indicação das cinco melhores frases. Os autores foram agraciados com acessórios de informática.

Confira, abaixo, as frases vencedoras e seus autores:

1º Lugar: Rodrigo dos Santos – MCT 2 BN
“Ler é viajar num mundo real e imaginário, onde tudo conspira para que tenhamos conhecimento.”

2º Lugar: Silvan Bezerra Mira - MCT 2 AN
“Leitura é a mágica capaz de dar vida as palavras que foram adormecidas no papel.”

3º Lugar: Rafael Faciolo Gomes - CONT 3 AM
“Ler é viver ideias diferentes, se libertando de uma vida alienada.”

4° Lugar: Kemilly Gabriela - CONT 2 DM
“Às vezes de uma simples leitura, você tem um grande conhecimento.”

5º Lugar: Ícaro Augusto de Oliveira Fernandes – INF 1 CM
“A leitura é um item indispensável para nossa formação como ser humano e também para nossa formação acadêmica.”